Instâncias gerenciadas versus Banco de dados SQL do Azure – qual é a solução certa para você?

Foi apresentado no Microsoft Ignite, a visualização pública das instâncias gerenciadas para o banco de dados SQL do Azure. Este é um novo produto que é um híbrido entre a execução completa de plataforma como serviço PaaS, neste caso sendo o Banco de Dados SQL do Azure ou infraestrutura como serviço IaaS ou, neste caso, SQL Server em execução em uma VM. Ele tem suporte integrado para consultas entre bancos de dados e basicamente se parece com o SQL Server local. Provavelmente, minha parte favorita é a capacidade de apenas migrar um backup diretamente para o serviço do armazenamento de Blob do Azure. Há também a vantagem de poder trazer sua própria licença para reduzir alguns dos custos. Além disso, você pode ter bancos de dados muito maiores, de até 35 TB.

Instâncias gerenciadas serão uma boa opção para você se:

  • Você não possui seu código e precisa dele para trabalhar com o SQL Server
  • Seu aplicativo faz muitas chamadas cruzadas de banco de dados
  • Você precisa migrar com tempo de inatividade quase zero
  • Você tem bancos de dados grandes que não são adequados para o modelo de Banco de Dados SQL do Azure

Acho que o Azure SQL DB e as instâncias gerenciadas coexistirão em um futuro próximo, pois cada plataforma tem um bom caso de uso.

Instância gerenciada de banco de dados SQL do Azure

A Instância Gerenciada do Banco de Dados SQL do Azure é um novo tipo de Banco de Dados SQL do Azure que muda o jogo. Ele oferece compatibilidade do SQL Server quase completa e isolamento de rede para levantar e mudar facilmente os bancos de dados para o Azure (você pode literalmente fazer backup de um banco de dados local e restaurá-lo em uma Instância Gerenciada do Banco de Dados SQL do Azure). Pense nisso como um aprimoramento do Banco de Dados SQL do Azure que é construído na mesma infraestrutura PaaS e mantém todos os seus recursos (ou seja, georreplicação ativa, alta disponibilidade, backups automáticos, consultor de banco de dados, detecção de ameaças, insights inteligentes, avaliação de vulnerabilidade, etc.) mas adiciona suporte para bancos de dados de até 35 TB, VNET, SQL Agent, consulta cruzada de banco de dados, replicação, etc.

Sabemos que o principal obstáculo para usar o Banco de Dados SQL do Azure são as consultas entre bancos de dados (além de outras não mencionadas aqui). Muitas empresas são forçadas a escolher o SQL Server em VMs do Azure como opção e não podem aproveitar as vantagens do serviço totalmente gerenciado. A Instância Gerenciada do Banco de Dados SQL do Azure foi projetada para resolver esse tipo de problema de migração de mudança e elevação, e a migração deve ser fácil com poucas ou nenhuma alteração de código.

Comparei brevemente o Banco de Dados SQL do Azure / Único com a
Instância Gerenciada do Banco de Dados SQL do Azure.

A principal diferença está na nuvem híbrida. Seu aplicativo local pode acessar dados no Banco de Dados SQL do Azure / Single diretamente por meio do ponto de extremidade. Para a instância gerenciada do SQL Server, você deve ter a implementação de rede virtual nativa e conectividade com seu ambiente local usando o Azure Express Route ou o Gateway VPN.

A segunda diferença é o tamanho máximo do banco de dados. O tamanho máximo do Banco de Dados SQL do Azure / Único é 100 TB e o tamanho máximo da Instância Gerenciada é 8 TB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *