A função LASTNONBLANK no Power BI é que nem aquele parente que some em festa de família e só aparece pra comer o último pedaço de bolo. Ela serve pra encontrar o último valor não em branco em uma coluna ou expressão. Então, se tiver um monte de célula vazia no meio, ela ignora tudo e vai direto no que interessa: o último valor que não tá em branco. Vamos lá pros exemplos pra ficar bem claro:
- Exemplo básico:
LASTNONBLANK('Vendas'[Data], 1)
Aqui, ela vai procurar a última data da coluna ‘Vendas’ onde ainda tem registro. Se não tiver venda naquele dia, ela pula e vai pro próximo.
- Exemplo de faturamento:
LASTNONBLANK('Faturamento'[Valor], 1)
Se a empresa tá fazendo vendas meio espaçadas, essa fórmula vai mostrar a última vez que rolou uma venda. Igual aquele comerciante que diz “Ô trem bão, consegui vender mais um carrinho!”
- No histórico de clientes:
LASTNONBLANK('Clientes'[Nome], 1)
Aqui, ele vai pegar o nome do último cliente registrado, ignorando todos os campos em branco. É tipo “Quem foi o último que passou aqui? Ah, foi o Zé da padaria.”
- Data de pagamento:
LASTNONBLANK('Pagamentos'[Data], 1)
Se você quiser saber quando foi o último pagamento realizado, essa fórmula vai te dar a data. Se o povo demorou pra pagar, ela vai te lembrar do último que quitou a dívida.
- Último comentário em um sistema:
LASTNONBLANK('Comentários'[Texto], 1)
Já pensou ter que ler um monte de comentário vazio? Não precisa, porque o LASTNONBLANK vai direto no último que foi preenchido. “Ô gente, só o João comentou com sentido aqui!”
- Data de atualização de produto:
LASTNONBLANK('Produtos'[DataAtualizacao], 1)
Se você tem uma tabela de produtos e quer saber qual foi o último produto que teve atualização, essa fórmula vai direto no ponto. Nada de ficar caçando manualmente.
- Ultima data de uso de um cupom:
LASTNONBLANK('Cupons'[DataUso], 1)
Pra saber quando foi a última vez que alguém usou um cupom, a fórmula ignora as datas vazias e te dá a última usada. “Uai, o cupom do Zé foi o último a ser usado, vamo renovar esse trem!”
- Última cidade visitada:
LASTNONBLANK('Viagens'[Cidade], 1)
No caso de um banco de dados de viagens, essa função vai te mostrar a última cidade que a pessoa visitou, ignorando as viagens que não tiveram destino anotado.
- Último valor de estoque:
LASTNONBLANK('Estoque'[Quantidade], 1)
Essa é boa pra quem quer ver o último registro do estoque que não esteja zerado. “Ih, rapaz, o estoque do feijão foi o último que registraram, já tá na hora de pedir mais.”
- Última nota registrada de alunos:
LASTNONBLANK('Alunos'[Nota], 1)
Num sistema de notas de alunos, essa fórmula vai buscar a última nota registrada, ignorando os que ainda não tiveram avaliação. “Uai, o Joãozinho foi o último a tirar nota, e ainda foi 10, bicho bão!”
Então, a função LASTNONBLANK é o faro fino do Power BI, que vai direto no último registro válido, ignorando tudo que tá vazio no caminho. Bom demais, né?