Olá Meus Amigos e Amigas do mundo da Tecnologia ?
Fico muito feliz de estar escrevendo mais um super artigo afim de contribuir para o nossa comunidade.
Vamos agora falar sobre o poderoso Python….
Python se tornou uma das linguagens de programação mais populares do mundo nos últimos anos. É usado em tudo, desde o aprendizado de máquina (machine learning) até a construção de sites e testes de software. Ele pode ser usado por desenvolvedores e não desenvolvedores.
Python, uma das linguagens de programação mais populares do mundo, criou de tudo, desde o algoritmo de recomendação de filmes até o software que controla carros autônomos.
Python é uma linguagem de uso geral, o que significa que foi projetada para ser usada em uma variedade de aplicativos, incluindo ciência, engenharia e análise de dados, desenvolvimento de software, automação e execução geral.
Mas o que é Python ?
Python é uma linguagem de programação de computador frequentemente usada para construir sites e softwares, automatizar tarefas e realizar análises de dados. Python é uma linguagem de uso geral, o que significa que pode ser usada para criar uma variedade de programas diferentes e não é especializada em nenhum problema específico. Essa versatilidade, juntamente com sua facilidade de uso para iniciantes, tornou-a uma das linguagens de programação mais usadas atualmente.
De onde vem o nome Python ?
Você sabia? O nome Python vem de Monty Python. Quando Guido Van Rossum estava criando o Python, ele também estava lendo os roteiros do Flying Circus do Monty Python da BBC . Ele achava que o nome Python era apropriadamente curto e ligeiramente misterioso.
Para que serve o Python ?
Python é comumente usado para desenvolver sites e software, automação de tarefas, análise de dados e visualização de dados. Como é relativamente fácil de aprender, o Python foi adotado por muitos não programadores, como contadores e cientistas, para uma variedade de tarefas cotidianas, como organizar finanças.
O que você pode fazer com python ?
- Análise de dados e aprendizado de máquina
- Desenvolvimento web
- Automação ou script
- Testes e prototipagem de software
- Tarefas diárias
Análise de dados e aprendizado de máquina (Machine Learning)
O Python tornou-se um elemento básico na ciência de dados, permitindo que analistas de dados e outros profissionais usem a linguagem para realizar cálculos estatísticos complexos, criar visualizações de dados, construir algoritmos de aprendizado de máquina, manipular e analisar dados e concluir outras tarefas relacionadas a dados.
O Python pode criar uma ampla variedade de visualizações de dados diferentes, como gráficos de linhas e barras, gráficos de pizza, histogramas e plotagens 3D. O Python também possui várias bibliotecas que permitem que os codificadores escrevam programas para análise de dados e aprendizado de máquina com mais rapidez e eficiência.
Desenvolvimento Web
O Python costuma ser usado para desenvolver o back-end de um site ou aplicativo — as partes que o usuário não vê. A função do Python no desenvolvimento da Web pode incluir o envio de dados para servidores, processamento de dados e comunicação com bancos de dados, roteamento de URL e garantindo a segurança. Python oferece vários frameworks para desenvolvimento web. Os comumente usados incluem Django e Flask.
Automação ou script
Se você estiver executando uma tarefa repetidamente, poderá trabalhar com mais eficiência automatizando-a com o Python. Escrever o código usado para criar esses processos automatizados é chamado de script. No mundo da codificação, a automação pode ser usada para verificar erros em vários arquivos, converter arquivos, executar operações matemáticas simples e remover dados duplicados.
O Python pode até ser usado por iniciantes para automatizar tarefas simples no computador, como renomear arquivos, encontrar e baixar conteúdo online ou enviar e-mails ou textos em intervalos desejados.
Testes e prototipagem de software
No desenvolvimento de software, o Python pode ajudar em tarefas como controle de compilação, rastreamento de bugs e testes. Com o Python, os desenvolvedores de software podem automatizar o teste de novos produtos ou recursos. Algumas ferramentas Python usadas para teste de software incluem Green e Requestium.
Tarefas diárias
Python não é apenas para programadores e cientistas de dados. Aprender Python pode abrir novas possibilidades para aqueles em profissões menos pesadas em dados, como jornalistas, proprietários de pequenas empresas ou profissionais de marketing de mídia social. O Python também pode permitir que não programadores simplifiquem certas tarefas em suas vidas. Aqui estão apenas algumas das tarefas que você pode automatizar com o Python:
Acompanhe o mercado de ações ou os preços das criptomoedas
Envie a si mesmo um lembrete de texto para carregar um guarda-chuva sempre que estiver chovendo
Atualize sua lista de compras de supermercado
Renomear grandes lotes de arquivos
Convertendo arquivos de texto em planilhas
Atribua tarefas aleatoriamente aos membros da família
Preencher formulários online automaticamente
Por que o Python é tão popular ?
O Python é popular por vários motivos. Aqui está uma visão mais profunda do que o torna tão versátil e fácil de usar para codificadores.
- Tem uma sintaxe simples que imita a linguagem natural, por isso é mais fácil de ler e entender. Isso torna mais rápido criar projetos e aprimorá-los.
- É versátil . O Python pode ser usado para muitas tarefas diferentes, desde o desenvolvimento da Web até o aprendizado de máquina.
- É amigável para iniciantes , tornando-o popular para codificadores iniciantes.
- É de código aberto , o que significa que é gratuito para usar e distribuir, mesmo para fins comerciais.
- O arquivo de módulos e bibliotecas do Python — pacotes de código criados por terceiros para expandir os recursos do Python — é vasto e está crescendo.
O Python tem uma comunidade grande e ativa que contribui para o pool de módulos e bibliotecas do Python e atua como um recurso útil para outros programadores. A vasta comunidade de suporte significa que, se os codificadores se depararem com um obstáculo, encontrar uma solução será relativamente fácil; é provável que alguém já tenha encontrado o mesmo problema antes.
Pronto para começar?
Para aqueles que estão começando, a FABRIDATA tem dois cursos de Python – Python Do básico ao Avançado e Data Science com Python.