Uai, vambora falar da função PATHLENGTH no Power BI, sô! Essa danada é tipo um contador de estrada de roça, sabe? Ela pega uma cadeia de texto que você jogou ali com a função PATH e mede o tanto de “quilômetros” de caminho que tem nessa história toda. Não é bem quilômetro, né? É mais pra contar quantos níveis tem nessa trilha de relacionamentos. Parece complicado, mas ó, é fácil igual fazer um pão de queijo.
A função é simples: você joga a cadeia de hierarquia e o PATHLENGTH te conta quantos “nós” ou níveis têm nesse caminho. Tipo, se o cê tá indo da fazenda pro sítio, do sítio pro curral e do curral pra venda, ele vai falar: “Ó, tem 3 paradas aí!” Sacou?
Sintaxe:
PATHLENGTH(path)
path: Esse aqui é o caminho da roça que cê vai medir.
Agora vamos ver uns exemplos pra deixar isso aqui mais prático que colheita de milho:
Exemplo 1:
Suponhamos que cê tem uma hierarquia de cargos numa empresa de TI lá em Belo Horizonte. O PATH tá assim: “Gerente > Coordenador > Analista”. O PATHLENGTH vai te dizer que tem 3 níveis nesse caminho.
PATHLENGTH("Gerente > Coordenador > Analista") Resultado: 3
Exemplo 2:
Agora, se o caminho é mais curto, tipo “CEO > Diretor”, ele vai contar só 2 paradas.
PATHLENGTH("CEO > Diretor") Resultado: 2
Exemplo 3:
Se na sua base de dados tem um funcionário que é “Estagiário > Assistente”, e você joga isso no PATHLENGTH, ele te dá um resultado de 2.
PATHLENGTH("Estagiário > Assistente") Resultado: 2
Exemplo 4:
Imagina que cê quer saber quantos níveis tem entre o fazendeiro e o porquinho: “Fazendeiro > Tratorista > Lavrador > Porquinho”. Adivinha? São 4!
PATHLENGTH("Fazendeiro > Tratorista > Lavrador > Porquinho") Resultado: 4
Exemplo 5:
Agora, se o caminho é mais longo, tipo: “Tataravô > Bisavô > Avô > Pai > Filho > Neto”. Olha só, tem 6 gerações nessa árvore genealógica!
PATHLENGTH("Tataravô > Bisavô > Avô > Pai > Filho > Neto") Resultado: 6
Exemplo 6:
Num cenário mais enxuto, tipo “Supervisor > Operador”, o PATHLENGTH vai te devolver 2, porque só tem 2 níveis.
PATHLENGTH("Supervisor > Operador") Resultado: 2
Exemplo 7:
Se cê tem um caminho pra promover o estagiário: “Estagiário > Assistente > Coordenador > Gerente”, a função vai te dizer que são 4 níveis de crescimento.
PATHLENGTH("Estagiário > Assistente > Coordenador > Gerente") Resultado: 4
Exemplo 8:
Agora imagina um caminho mais curto ainda: “Sócio > Consultor”. Esse é o famoso ‘pulinho’ na carreira. E o PATHLENGTH te entrega 2.
PATHLENGTH("Sócio > Consultor") Resultado: 2
Exemplo 9:
Se a hierarquia é tipo “Recruta > Soldado > Capitão > Major > Coronel”, o PATHLENGTH vai te dar 5. É um caminho bem respeitável, né?
PATHLENGTH("Recruta > Soldado > Capitão > Major > Coronel") Resultado: 5
Exemplo 10:
Por último, se o caminho é simples, “Pai > Filho”, aí ele te diz que só tem 2 níveis. Pensa num atalho!
PATHLENGTH("Pai > Filho") Resultado: 2
Então, resumindo, o PATHLENGTH é tipo o medidor de estrada que te fala quantas curvas tem até chegar no destino. E cê pode usar isso pra saber o tamanho do caminho de hierarquias ou qualquer outro trem que envolva níveis! Agora vai lá e bota essa função pra trabalhar nos seus dados!