Uai, sô! Vamos falar de uma função que parece até mágica no Power BI: a RELATEDTABLE! Essa belezura funciona que é uma maravilha quando a gente tá trabalhando com relacionamento entre tabelas. Imagina que você tá lá mexendo na sua tabela principal e quer trazer todas as linhas da tabela relacionada de uma vez só, igual quando a tia chama a família inteira pra almoçar num domingo — aí vem todo mundo junto!
A RELATEDTABLE traz pra você as linhas de uma tabela relacionada com a atual. Então, em vez de ficar caçando informação, ela traz tudo de bandeja. Pensa que é tipo aquela prima que faz questão de trazer a sobremesa na festa, chega e já resolve tudo!
Agora, vamos pros exemplos, que é aí que a bicha brilha de verdade:
Exemplo 1:
Você tem uma tabela de Clientes e uma de Pedidos. Quer saber quais são os pedidos feitos por cada cliente. Aí você mete o RELATEDTABLE assim:
RELATEDTABLE(Pedidos)
A função vai puxar os pedidos relacionados a cada cliente, igual a fila do pão de queijo na festa junina. Tá todo mundo conectado.
Exemplo 2:
Agora, cê tem uma tabela de Produtos e outra de Vendas. Quer ver todas as vendas de cada produto, então você joga um RELATEDTABLE lá no Produtos:
RELATEDTABLE(Vendas)
A função te devolve todas as vendas daquele produto. Tipo quando cê vende coxinha na faculdade, e todo mundo começa a pedir ao mesmo tempo!
Exemplo 3:
Você tem uma tabela de Funcionários e uma de Projetos. Quer saber em quantos projetos cada funcionário tá enrolado (ou melhor, trabalhando). Manda um RELATEDTABLE assim:
RELATEDTABLE(Projetos)
Aí o Power BI te mostra todos os projetos, parece até que o funcionário virou polvo de tanto projeto que ele tá envolvido.
Exemplo 4:
Tabelas de Alunos e Notas. Quer ver todas as notas dos alunos sem precisar fazer aquela prova difícil de álgebra. Usa:
RELATEDTABLE(Notas)
Aí o Power BI traz as notas do aluno rapidinho, mais rápido que o professor corrigindo prova no último minuto.
Exemplo 5:
Cê tem uma tabela de Fornecedores e uma de Entregas. Quer saber quantas entregas cada fornecedor fez. O RELATEDTABLE resolve com:
RELATEDTABLE(Entregas)
Aí ele puxa todas as entregas do fornecedor, igual a transportadora que chega com encomenda de Natal.
Exemplo 6:
Tem uma tabela de Cursos e uma de Inscrições. Quer ver quantas inscrições tem em cada curso? Manda um RELATEDTABLE e fica tranquilo:
RELATEDTABLE(Inscrições)
Vai aparecer todas as inscrições, igual o tanto de boleto no final do mês.
Exemplo 7:
Tabelas de Lojas e Vendas. Você quer ver as vendas de cada loja, então usa o RELATEDTABLE:
RELATEDTABLE(Vendas)
Cada venda vai aparecer ali, igual quando a vendedora faz o relatório de vendas e sai mostrando tudo!
Exemplo 8:
Cê tem uma tabela de Clientes VIP e uma de Compras. Quer ver as compras feitas pelos VIPs. Um RELATEDTABLE aqui salva o dia:
RELATEDTABLE(Compras)
E pronto, as compras aparecem igual mágica, só que sem precisar entrar na fila da Black Friday.
Exemplo 9:
Tem uma tabela de Projetos e outra de Custos. Quer ver todos os custos associados a cada projeto. Joga o RELATEDTABLE:
RELATEDTABLE(Custos)
Os custos vêm que nem aquela planilha cheia de número que o contador manda no final do mês!
Exemplo 10:
Agora, cê tem uma tabela de Funcionários e outra de Férias. Quer ver todas as férias de cada funcionário (coisa boa, né?). Usa o RELATEDTABLE assim:
RELATEDTABLE(Férias)
Aí aparecem todas as férias, igual aquele feriadão prolongado que todo mundo adora!
E é isso, meu amigo! O RELATEDTABLE é tipo o parente fofoqueiro que sabe de tudo e traz toda a informação que cê precisa, mas de um jeito fácil e sem dor de cabeça. Quando precisar juntar as tabelas no Power BI, é só chamar essa função que ela faz a festa!