11
Ô trem bão, vamos falar da função ODDFYIELD no Power BI, e como esse nome complicadinho pode te ajudar com rendimento de título, mas com um jeitinho mineiro de ser, uai! Seguinte, essa função serve pra calcular o rendimento de um título quando o período de cupom é mais curtim ou mais cumprido que o normal, ou seja, é pra aquelas situações fora do padrão, tipo quando a festa dura mais do que devia ou acaba antes da hora… meio bagunçado, sabe? Mas nóis dá conta!
Ela é usada assim:
ODDFYIELD(settlement, maturity, issue, first_coupon, rate, pr, redemption, frequency, [basis])
Agora, bora entender os parâmetros com uns causos:
- Settlement: É o dia que cê compra o título. É tipo aquele dia que cê resolve comprar o queijo na feira.
- Maturity: É o vencimento do título, ou seja, quando o povo vai te pagar. Tipo quando o leite vira queijo no tempo certo, ou estraga se esquecer dele.
- Issue: Esse aqui é o dia que o título foi emitido, o famoso “nasceu”. Igual aquele dia que a roça começou a dar milho.
- First_coupon: É o primeiro pagamento que cê vai receber. É tipo a primeira vez que o frango te dá um ovo… Você fica animado pra ver se o investimento valeu!
- Rate: Aqui é a taxa de juros, tipo o tanto que vai crescer. Igual quando cê planta milho e no fim das contas, o tanto de espiga que vai colher.
- Pr: O preço do título. Esse é o tanto que cê pagou no trem. Tipo quando cê compra 1 quilo de café lá do compadre e já espera que vai ter que vender pra fazer um lucro.
- Redemption: Aqui é o valor que você vai receber no fim. Igual quando cê vende aquele queijo curado, todo mundo quer um pedaço.
- Frequency: Quantas vezes vai ter pagamento durante o ano. Pode ser uma vez só, tipo festa de São João, ou mais, tipo pagar o leiteiro todo mês.
- Basis (opcional): Esse é o tipo de calendário usado pra calcular os dias, tem uns trem meio diferente, mas no geral, nóis usa o “zero” que é o padrão.
Exemplos práticos que vão te ajudar a entender essa tal de ODDFYIELD:
- Exemplo 1:
- Compra: 01/01/2023
- Vencimento: 01/01/2025
- Primeiro pagamento: 01/07/2023
- Taxa de juros: 6%
- Preço: 100
- Redenção: 100
- Frequência: 2 vezes no ano Se você rodar isso, a função vai calcular o rendimento e te falar: “O trem vai te render X% até lá!”
- Exemplo 2:
- Mesma situação, mas o primeiro pagamento é bem curtinho, tipo 01/02/2023, antes do que cê imaginava. Aí a função ajusta pra você o rendimento, tipo dar aquele jeitinho mineiro, sabe?
- Exemplo 3:
- O vencimento é esticado, pra mais um ano, tipo aquele sítio que sempre demora pra dar lucro, mas quando dá, é bom demais da conta.
- Exemplo 4:
- O preço caiu. Igual quando a safra foi ruim e o valor do milho despencou. A função recalcula o rendimento.
- Exemplo 5:
- Você quer que o pagamento seja só uma vez no ano, tipo festa de fim de ano que cê só recebe o 13º. O ODDFYIELD cuida disso!
- Exemplo 6:
- Agora, se o primeiro pagamento foi muito maior que o normal, tipo colheita recorde de café, o rendimento vai ser bem ajustado.
- Exemplo 7:
- Se o título foi emitido em uma data e comprado em outra, o cálculo já muda de novo, igual mudar o plantio no meio da safra.
- Exemplo 8:
- Se a data de vencimento é estranha, igual uma data cabulosa de feriado que ninguém entende direito, a função vai lá e ajeita o trem.
- Exemplo 9:
- Se o rendimento é em frações, tipo em parcelas ao longo do tempo, ela vai te dizer certinho quanto que cê vai receber.
- Exemplo 10:
- Quer trabalhar com datas de emissão no passado e calcular como se fosse futuro? A função ajusta também, é igual prever a próxima festa de aniversário já se preparando pras contas!
Essa função ODDFYIELD é praticamente a vovó ajeitando a conta da quitanda: sempre dá um jeitinho pra ficar tudo certo, nem que seja com uma reza!