Ô trem bão, vamo falar da função LINEST no Power BI! Essa função é que nem aquele amigo “sabidão” que resolve tudo com uma equação. Sabe quando cê quer prever alguma coisa no futuro, tipo vendas, temperatura, ou até o preço do pãozinho na padaria? Pois é, a LINEST ajuda a calcular a reta da melhor previsão com base nos dados passados. É uma função que ajusta a tal da regressão linear – mas num precisa esquentar a cabeça com o nome chique não, o que interessa é que ela resolve a bronca!
Como Funciona?
Ela te dá uma linha que tenta “prever” o futuro com base nos dados do passado. Sabe quando cê faz aquele gráfico com pontinhos e quer saber onde a linha vai cortar lá na frente? LINEST faz isso, uai.
Exemplo 1: Previsão de vendas de pão de queijo
Se o Zé da padaria quer prever quantos pães de queijo vai vender no mês que vem, ele pode pegar os dados dos últimos meses e jogar na LINEST. A função vai cuspir uma linha de tendência e pronto! O Zé já sabe quantos pães de queijo precisa fazer pra não ficar sem no estoque.
Exemplo 2: Prevendo a temperatura do mês que vem
Imagina que cê tá em Belo Horizonte e anotou a temperatura dos últimos dias. Agora quer saber se vai dar pra continuar indo de chinelo. A LINEST usa esses dados e te dá uma tendência de temperatura pros próximos dias. Vai que dá um frio, né?
Exemplo 3: Crescimento de uma plantação de café
O Joãozinho, que planta café, pode usar a LINEST pra prever quantos sacos vai colher no ano que vem, baseado nas colheitas passadas. Isso ajuda ele a planejar melhor e já separar aquele cantinho pra torra do café!
Exemplo 4: Prevendo o preço da gasolina
Quem mora no Brasil já aprendeu a ficar de olho no preço da gasolina. Com os preços dos últimos meses, dá pra usar a LINEST e fazer uma previsão de como vai estar o preço pro mês que vem. Só não vai esquecer de abastecer antes do aumento, viu?
Exemplo 5: Prevendo lucro de um curso de Power BI
Imagina que cê vende curso de Power BI e anotou o lucro dos últimos meses. Agora quer saber quanto vai faturar no próximo mês. Joga esses dados na LINEST e pronto! Já dá pra planejar aquela viagem pra roça!
Exemplo 6: Crescimento de seguidores no Instagram
Se cê tá postando bastante conteúdo bom e tá crescendo seus seguidores, a LINEST ajuda a prever quantos seguidores vai ter no mês que vem. Aí cê já pensa nos posts pra continuar bombando!
Exemplo 7: Planejando a compra de queijo
Se o Seu Antônio tá anotando quantos quilos de queijo ele compra todo mês, dá pra prever quanto ele vai precisar no próximo mês com a LINEST. Assim, ele já se organiza e não deixa faltar queijo na prateleira.
Exemplo 8: Estimando o valor do aluguel
Imagina que os aluguéis na cidade estão aumentando todo ano. A LINEST pode prever quanto vai ser o aumento no próximo ano com base nos últimos aumentos. Assim, cê já sabe se vai precisar juntar mais uns trocados!
Exemplo 9: Planejando o plantio de milho
Se o Zé da roça quer prever quantos quilos de milho ele vai colher ano que vem, a LINEST usa os dados de colheitas anteriores e já dá uma estimativa. Isso ajuda ele a planejar melhor as vendas.
Exemplo 10: Prevendo o desempenho de alunos
Cê é professor e quer saber como os alunos vão se sair na próxima prova? Usa a LINEST com as notas anteriores e faz uma previsão das próximas notas. Aí cê já sabe quem precisa de reforço!
A função LINEST no Power BI é igual a “mãe Dinah dos gráficos”, previsora de tudo! Ela calcula a tal da regressão linear, que nada mais é do que encontrar a melhor linha que representa os dados. Uma linha que pode te ajudar a entender as tendências e fazer previsões certeiras!
Fácil né? Agora, bora colocar esses dados pra rodar e usar essa maravilha!