Ô trem bão, vâmo falar hoje de uma função que muita gente nem sabe que existe no Power BI, mas que pode salvar o dia na hora de mexer com tabelas grandes que nem feijão na panela de pressão. Tô falando da tal da função INFO.TABLESTORAGES
. Eita nomezinho complicado, né? Parece que a Microsoft tava sem ideia na hora de batizar essa função. Mas calma que eu vou te explicar de um jeito que até o Zé da quitanda vai entender.
O que essa função faz, uai?
Imagina que cê tem uma tabela gigante, daquelas que parece que não acaba nunca, igual fila de banco. A INFO.TABLESTORAGES
serve pra te contar como que essa tabela tá sendo armazenada na memória do Power BI. Isso é mais ou menos como abrir a panela de pressão pra ver se o feijão já tá no ponto, só que aqui cê tá espiando o “tamanho” e o “tipo” de cada parte da tabela.
O interessante é que, com essa função, dá pra identificar se o seu Power BI tá sofrendo, tadinho, pra carregar os dados, ou se ele tá de boa, comendo pelas beiradas. Agora, bora ver uns exemplos de como essa função funciona na prática? Vâmo lá que eu trouxe 10 pra ocê!
1. Primeiro exemplo: Checando uma tabela simples
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('TabelaVendas')
Aqui, cê tá basicamente falando pro Power BI: “Ô rapaz, me conta aí como tá sendo armazenada essa tabela de vendas?”. Ele vai te mostrar tudinho, desde o tipo de compressão até o tamanho dela na memória. É igual perguntar pro dono da fazenda quantas vacas ele tem e qual pasto elas tão comendo.
2. Verificando uma tabela de clientes
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('Clientes')
Já aqui, ocê tá querendo saber como que a tabela de clientes tá ocupando espaço na memória. Se a tabela for grandona, pode até ser que o Power BI esteja com um trabalhinho extra pra segurar o tranco. É como saber quantos parentes apareceram na festa da família e quantos deles cê vai ter que alimentar.
3. Tabela de produtos
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('Produtos')
Aqui cê tá perguntando como os produtos tão sendo armazenados. Se a tabela for pequena, vai rodar facim, igual quando cê corta queijo fresco com faca quente.
4. Verificando armazenamento de uma tabela de faturas
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('Faturas')
Essa tabela é cheia dos números e detalhes. Com essa função, cê vai descobrir se o Power BI tá precisando fazer muita força pra segurar todas essas faturas ou se tá tranquilo, leve como uma pena.
5. Tabela com muitos registros de histórico
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('HistoricoTransacoes')
Histórico de transações costuma ser igual lista de fofoca: interminável! Aqui cê vai ver o tanto de espaço que tá sendo usado pra guardar todos esses dados.
6. Tabela com múltiplos tipos de dados
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('VendasMistas')
Se essa tabela tiver todo tipo de dado — número, texto, data —, é como se fosse uma feira cheia de barraquinhas. O Power BI vai te contar como ele tá lidando com essa misturança.
7. Verificando uma tabela de relatórios anuais
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('RelatoriosAnuais')
Relatório anual é coisa séria, né? Igual ver se a plantação deu lucro no fim do ano. Aqui cê vai ver como tá sendo armazenado cada pedacinho desses dados importantes.
8. Tabela de categorias de produtos
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('Categorias')
Categorias, uai! São mais leves, geralmente. Mas é sempre bom checar pra ver se não tem uma categoria teimosa que tá ocupando espaço demais na memória.
9. Tabela de inventário
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('Inventario')
Se tem uma tabela que pode ser cheia de dados é essa aqui. Cê tá vendo tudo que tem no estoque, e o Power BI vai te contar direitinho como ele tá guardando tudo isso.
10. Tabela de metas de vendas
EVALUATE INFO.TABLESTORAGES('MetasVendas')
E por último, mas não menos importante, essa função vai te mostrar como as metas de vendas tão sendo armazenadas. É igual perguntar pro gerente da loja como que ele tá calculando as metas do mês. E olha que essa pode ser bem pesada, dependendo do tanto de meta que cê tiver.
Moral da história
A INFO.TABLESTORAGES
é como se fosse aquele vizinho fofoqueiro que sabe de tudo sobre todo mundo na rua. Ela te conta como que cada pedacinho da sua tabela tá sendo armazenado, e com isso, cê pode tomar decisões mais acertadas sobre o que fazer pra melhorar a performance do seu modelo.
Então, sempre que tiver na dúvida, é só chamar essa função que ela te dá o relatório completim, igual aquela tia que conta todos os detalhes do casamento da prima que cê nem conheceu!
E aí, bora brincar com o Power BI sem medo de ser feliz?